segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Maconha

MACONHA - NOVA DROGA MARAVILHOSA?

Tem-se dado muita divulgação ás afirmações de que a maconha talvez tenha algum valor terapêutico no tratamento do glaucoma e da asma, e em aliviar náusea que os pacientes com câncer sentem durante a quimioterapia. Um informe do Instituto de Medicina (EUA) reconhece haver alguma verdade nestas afirmativas. Mas, significa isto que, no futuro próximo, os médicos estarão prescrevendo "baseados" (cigarros de maconha)?
Não é provável, pois ao passo que alguns dos mais de 400 compostos químicos da maconha possam resultar úteis, fumar maconha dificilmente seria o modo lógico de tomar tais remédios. "Consumir maconha" afirma a destacada autoridade, o Dr. Carlton Turner, "seria o mesmo que dar ás pessoas pão bolorento a fim de tomarem penicilina". Assim, se quaisquer compostos da maconha chegarem a ser alguma vez remédios legítimos, serão "os derivados ou análogos" da maconha, compostos químicos parecidos com eles, que os médicos prescreverão. Não é de admirar, então, que o Ministro da Saúde e dos Serviços Humanos dos EUA tenha escrito:
"Deve-se sublinhar que os possíveis benefícios terapêuticos de forma alguma modificam o significado dos efeitos negativos da maconha a saúde".

Nenhum comentário:

Postar um comentário